Jan 9th 2021

As Tendências de Marketing Digital Em 2021

Barack Obama Deepfake
9 Jan


Saímos da época festiva e começamos a entrar neste novo ano. Pelas mais diversas razões, o ano passado ficará na memória de todos - Ano da Pandemia. Inicia-se 2021 e com ele, a esperança de um ano melhor do que o transacto. Gostaríamos de partilhar convosco, o que achamos que serão as tendências em Marketing Digital para 2021

Influencers

Devido à pandemia e a todas as restrições que a mesma obriga, cada vez mais as pessoas prestam atenção às redes sociais. Uma das redes que mais cresceu devido ao confinamento, foi o Tik Tok, estando as empresas atentas a isso. Um exemplo muito simples do mesmo, no mercado nacional, é o Mini Preço. O Mini Preço fez uma parceria com os maiores Tik Tokers nacionais, e realizou a campanha "O desafio dos maiores". Segundo Ricardo Torres Assunção, Diretor de comunicação e publicidade do grupo Dia Portugal, o objetivo passa por criar boa disposição junto daqueles que estão mais sozinhos com a pandemia, apelando a que os mais jovens não se esqueçam dos mais velhos.

Influecers
Influencers para as marcas se connectarem com a audiência
 

Este foi só um pequeno exemplo, no entanto, cada vez mais, os chamados influencers, fazem parte das estratégias digitais das empresas. Ao mesmo tempo, são muitos os influencers que têm esta mesma atividade, como um complemento a um trabalho a tempo inteiro. Isto sugere que, eventualmente poderão haver mais influencers, disponíveis e dispostos a colaborar. A vantagem dos mesmos, passa pelo alcance, e credibilidade junto do seu nicho. No entanto, é necessário perceber qual influencer se identifica com o seu negócio.

Inteligência artificial / Chat Bots

Este termo é algo que referimos desde 2018, no entanto, dada a toda a sua complexidade, parece que o aparecimento da inteligência artificial e dos Chat Bots tende a evoluir de forma gradual. Apesar disso, devido ao Covid-19, foi notório o crescimento das vendas e presença online, estando cada vez mais presentes Chat Bots, fazendo depois a transição para o atendimento ao cliente.

Chatbots
Chatbots permitem disponibilidade contínua das marcas para a sua audiência
 

Vantagens desta ferramenta:

  • 1. Empresa/Marca fica disponível 24 sobre 7

  • 2. Reduz assim a pressão do atendimento ao cliente

  • 3. São óptimos para converter leads e para captar dados dos clientes

Livestreams

Acreditamos cada vez mais na utilização das livestreams como estratégia digital. Dado o confinamento, foi notório o aumento da utilização desta ferramenta, inclusive da nossa parte. No entanto, dadas as novas leis e uma experiência recente, não sabemos ao certo o que esperar da evolução desta ferramenta. São vários os modos que permitem a monetização de livestreams, como tal, decerto que iremos ter um 2021 com livestreams nos mais variados formatos.

Livestream
Liverstreams estarão disponíveis nos mais variados formatos, de acordo com os gostos da audiência
 

De notar que cada vez mais, dadas as restrições, os artistas estão a fazer colaborações com empresas que pretendem criar eventos exclusivamente online, tal como referimos num artigo anterior referente ao evento Rolling Loud. Outro exemplo de um artista internacional, é Black Coffee (DJ), que no final de 2020 anunciou uma série de DJ sets apresentados numa plataforma de realidade virtual - Sensorium Galaxy (Prism). Uma tendência que parece estar aqui para ficar.

Marcas mais humanas

Com tudo isto da pandemia, as marcas e os consumidores tornaram-se mais sensíveis. Percebendo esta "fragilidade", as empresas começaram a conectar-se mais ao lado sentimental, ligando-se a causas e instituições de forma a existir um win-win. No entanto, muita atenção ao utilizar este método a seu favor, pode ser mal interpretado. É necessário ser algo autêntico, genuíno e puro. Não oportunista.

Abraço entre amigos
Marcas focadas em se aproximarem da sua audiência de modo mais genuíno
 

Mídia Sintética

Mídia sintética inclui tudo de face swap (redes sociais), imagens de stock geradas por inteligência artificial, influencers gerados por CGI e deepfake. Espera-se um aumento de proliferação deste tipo de conteúdo, especialmente através das redes sociais mas também em campanhas publicitárias. Produção de conteúdo deste tipo, permite às marcas uma abordagem eficiente a nível de custos e a possibilidade de produção contínua de conteúdo mesmo face a todas as restrições.

Deepake de Salvador Dali
Marcas com possibilidade de "criar a sua realidade" para se relacionar com a sua audiência
 

Não é uma ferramenta isenta de riscos, já que, a mídia sintética tem sido várias vezes associada à desinformação e conteúdo dúbio. Mídia sintética, é de um enorme potencial que pode adicionar valor às marcas. Um bom exemplo de utilização, seria a produção de um vídeo com utilização de mídia sintética no qual o áudio seria "rapidamente" dobrado para os idiomas dos países onde fosse apresentado. Personalização do conteúdo é sempre uma mais valia.

Campanhas ineficientes - Anúncios em formato "Spam"

A falta de regulamentação para a atividade de marketing online, é uma realidade que tarda em ser devidamente considerada pelas autoridades competentes. Todos nós vimos a quantidade de anúncios, com que nos deparamos nas redes sociais no pico da pandemia, no decorrer de 2020. Referimo-nos aos anúncios de "artistas independentes" e "indivíduos" que não se percebe bem o propósito do anúncio. Temos conhecimento de casos semelhantes, aos anteriormente referidos, que são os próprios artistas e indivíduos (sem conhecimento ou prática) a gerir os anúncios. Apesar de apoiarmos a proatividade, este cenário poderá ter um impacto negativo a médio/longo prazo para os profissionais/especialistas na matéria.

Gráfico de Performance
Anúncios com probalidade de baixa performance, devido à falta de conhecimentos dos seus criadores
 

Entre outras coisas, o custo dos anúncios (dependendo da plataforma) pode aumentar, menos oportunidades para profissionais/especialistas e impacto nos resultados do anúncio. Prevemos que esta situação se perpetue para este ano. Tem-se conhecimento inclusive, da criação de agências/consultorias de marketing, por parte de pessoas sem conhecimento ou experiência na área a oferecer serviço para potenciais clientes. A todos que possam estar interessados em serviços de marketing, em outras coisas, certifiquem-se que obtêm referências e trabalhos prévios. Infelizmente, acreditamos que anúncios ineficientes, serão uma das tendências para este ano.

Em síntese:

  • 1. Influencers

  • 2. Inteligência Artificial/ Chat Bots

  • 3. Marcas Mais Humanas

  • 4. Mídia Sintética

  • 5. Campanhas Ineficientes

Estas são as nossas leituras para as tendências de marketing de 2021, no final do ano cá estaremos para perceber o grau de acerto (ou não). Essencialmente, esperamos um mundo mais digital no seu todo, também para se precaver para questões futuras.