Sep 25th 2020

Adaptação da indústria musical e entretenimento à presente realidade

DJEFF Live Streaming
25 Sep


Face a tudo que temos vivido recentemente com o impacto do CoVid-19, aos poucos a economia global está a voltar a movimentar-se, ainda que lentamente e de formas adaptadas, tudo se encaminha para uma retoma à nova normalidade. Após empresas encerrarem, festivais cancelados ou adiados e muitos outros impactos causados por este vírus, é nossa função ajudar as empresas a transitar do físico para o mundo digital, local esse que se tornou imprescindível nesta fase.

Em conversas que costumamos ter normalmente e face ao nosso conhecimento do mercado a nível internacional, nós temos a sorte de poder trabalhar com nomes que se encontram dentro e fora de Portugal, havendo uma clara diferença notória da mentalidade quanto ao digital em Portugal, comparativamente ao estrangeiro. Com isto, queremos dizer que este vírus foi uma forma (ainda que abrupta) de "abrir os olhos" às empresas relativamente à importância de estar presente no digital, e como se diz "Se a sua empresa não se encontra online, a sua empresa não existe".

Major Lazer Carnival
Produziu-se o stream do DJEFF para o evento
 

Em termos práticos, estivemos envolvidos em alguns projectos fruto desta "nova realidade". Produzimos o stream de DJEFF no "Major Lazer Carnival". Um evento online organizado por Diplo & Major Lazer, a celebrar Notting Hill Carnival. Subsequentemente alinhamos essa participação com a estratégia digital, por nós delineada. O álbum de estreia de Meith: "When Everything's Gone"; é também exemplo, de como coexistir com esta nova realidade. O conceito do álbum centrou-se muito, no que está acontecer. O vídeo de apresentação do álbum, co-produzido por nós juntamente com Meith, descreve o processo criativo a par de imagens que ilustram a "presente realidade". Fomos igualmente responsáveis, pela promoção e desenvolvimento do conceito da capa - que "alude aos dias de hoje".

When Everything's Gone
Capa de álbum de estreia do Meith - conceito de nossa autoria
 

Quem também soube lidar de forma ágil e inteligente com o cancelamento dos concertos foi um dos maiores eventos de hip hop, o Rolling Loud. A mesma percebendo que existia a possibilidade dos concertos físicos não acontecerem, decidiu então criar uma parceria com a plataforma de stream, Twitch. Os mesmos prometem fazer desta parceria algo único e pioneiro, podendo explicar de seguida mais pormenores quanto a esta colaboração.

Esta nova parceria, de nome Loud Stream, irá contar com um contrato de 3 festivais digitais, onde cada um deles irá contar com 5 horas de atuações. As atuações vão mesmo acontecer, não como Travis Scott fez com o jogo Fortnite, onde aparecia em personagem, mas acreditamos que as atuações irão estar cheias de efeitos especiais como aconteceu nos MTV VMA 2020.

Segundo o chefe de conteúdo da Twitch, Will Farrell-Green, o objetivo principal será recriar ao máximo o ambiente vivido em festivais, mas adaptado ao digital. Sabendo que o virtual é diferente do real, os criadores tiveram a ideia de oferecer aos espectadores do evento oportunidades que estes não teriam, ou dificilmente iriam ter, ao vivo, ou seja, vai ser possível ter acesso exclusivo aos bastidores e a tudo que acontece atrás da cortina.

O Co-CEO do festival teceu fortes elogios á plataforma de streaming, Twitch, afirmando ter encontrado os parceiros ideias para transmitir o ADN do festival de uma forma virtual. De relembrar que a Twitch é concorrente direto do Youtube, tendo nos últimos anos ganho vantagem competitiva e fazendo com que os streamers venham a migrar para essa mesma plataforma. A parceria com a Twitch não acontece por acaso, eles têm noção dos dados e tomam decisões com base nos mesmos, não em opiniões.

Rolling Loud Twitch
Cartaz de apresentação da parceria Rolling Loud & Twitch
 

Esta parceria não fica por aqui, a mesma consiste em muito mais do que atuações. Percebendo a importância da entrega de conteúdo constante e da interação com o público, a Rolling Loud irá postar conteúdo de forma sistemática no seu canal da Twitch, conteúdo esse exclusivo para a plataforma.

Conteúdo esse como o "The Leak", um espaço onde os artistas irão divulgar novas músicas antes das mesmas estrearem, dando assim acesso privilegiado aos fãs dos artistas.

Irá haver batalhas de Freestyle, onde o público poderá interagir com os artistas, dando temas para estes rimarem e podendo mesmo avaliar a prestação dos mesmos.

Com o mundo do Gaming a crescer de ano para ano, a Rolling Loud fez questão de ir buscar esse público para o evento. Irá existir um espaço designado de Loud Gaming, que irá colocar frente a frente artistas vs Gamers, atletas, influencers, com direito a prémios. Uma forma de captar a atenção de um público que, em um ano normal, não prestaria atenção ao evento.

Live From the Studio, irá oferecer aos fãs acesso exclusivo a momentos de estúdio entre os produtores e os músicos. Enquanto gravas, estes poderão explicar todo o processo, demonstrar e interagir com o seu público.

Por fim, irá haver um espaço para Podcasts, sendo este espaço apresentado pelos fundadores da Rolling Loud, onde irão debater vários tópicos referentes a cultura hip hop e sobre os acontecimentos do evento, de forma a colocar toda a gente a par do que tem acontecido no evento.

O que queremos demonstrar com isto, é que apesar de ser um festival, existe muitas notas que podemos retirar de todo este processo para adaptar a cada negócio.

1 - Se a sua empresa não está presente no digital e não acompanha a evolução dos tempos, então a sua empresa não existe. Adapte a sua empresa aos imprevistos que surjam de uma forma ágil e rápida.

2 - Conteúdo é rei. Não é a primeira vez que frisamos este ponto. Mais do que nunca a criação de conteúdo é algo que é fundamental para qualquer empresa. Produza conteúdo constantemente.

3 - Interaja com o seu público. É importante interagir com o seu público, de forma a perceber se o seu público está satisfeito com o que a sua empresa tem para oferecer e perceber o que os mesmos procuram.

4 - Ofereça algo exclusivo aos seus clientes, estes irão sentir-se que se importa com eles e irão manter-se fiéis a si.

5 - Análise as tendências e formas de cativar novo público. Não vá por intuições ou opiniões, mas sim por dados, assim como a Rolling Loud escolheu a plataforma da Twitch em vez do Youtube e como incorporou um espaço Gaming para atrair novos membros.

E agora, já está convencido que é será muito mais que um festival?