Feb 7th 2021

Música e promoção no mundo digital - O novo normal?

K7 Unwinded
7 Feb


Longe vão dias, em que se passava horas à frente da aparelhagem a tentar gravar as músicas favoritas, numa K7 que se perdeu conta ao número de re-gravações anteriores. Recentemente saíram duas notícias muito interessantes referente à música e à sua evolução no digital em duas plataformas específicas. Felizmente, nós temos a sorte de estar presente no mercado musical e acompanhando toda a sua evolução, inclusive, em tempo de pandemia.

As notícias referentes a este tema consistiam em dois locais diferentes, uma referente à aplicação TikTok e outra referente ao jogo Grand Theft Auto (GTA). No entanto, estas têm um denominador comum que iremos referir durante este artigo.

Vamos começar pelo TikTok, dado já termos um artigo onde referimos os impactos que o mesmo teve no mundo da música. Acreditamos que quem está a ler este artigo não saiu de uma caverna, e por isso, sabe o que é o TikTok. Foi "apenas" a aplicação mais descarregada de 2020 e teve um crescimento superior a 75% desde o inicio do ano, grande parte devido ao confinamento.

TikTok App
TikTok tem tido influência no mundo da música
 

Neil Boorman, Chefe Criativo Lab Europe, do TikTok, revelou um pouco sobre a evolução da música e o impulso que a mesma tem (ou pode ter) fruto da aplicação.

Foram vários os temas que se popularizaram ou iniciaram no TikTok, tendo-se expandido depois graças à aplicação. Temas como "Old Town Road", de Lil Nas X, "Savage" de Megan Thee Stallion, ou "Don't Rush" de Young T & Bugsey ft. Headie One, tornaram-se virais com os desafios e danças. Cada vez mais, o TikTok faz parte da estratégia musical dos artistas - dependendo do público-alvo, como é óbvio. Que o diga o rapper canadiano Drake, onde lançou o tema "Toosie Slide" a pensar na plataforma e já com coreografia, de forma a se popularizar na plataforma.

Não sendo uma plataforma, que se adeque a "todos", há que lhe reconhecer o seu valor. Que o diga Nathan Apodaca, onde umTikTok lhe mudou completamente a vida.

TikTok Influencer
Influencers para as marcas se connectarem com a audiência
 

O vídeo tornou-se viral porque tudo encaixou de forma perfeita e numa altura crítica. Apenas alguém a descer a colina livremente, descontraído, a beber um refrigerante com um rock (folk) clássico de fundo. Em pleno tempo de pandemia, a alusão à liberdade e descontração, encaixa na perfeição com a música de fundo, apelando assim ao sentimento de bem-estar. Sabe mais sobre a história aqui.

Às vezes não se trata de descobrir algo novo ou algum artista novo, mas sim redescobrir músicas e autores esquecidos a novos ouvidos. Como foi o caso de Fleetwood Mac em "Dreams".

Por falar em descobrir novos artistas, passemos ao Grand Theft Auto. O jogo deve ser o que mais atenção tem por parte dos media e dos que mais atualizações sofre por parte da Rockstar. Com isto, de forma silenciosa e discreta, o jogo está cada vez mais a tornar-se numa plataforma de publicidade sem que ninguém dê por isso - muito também devido aos mods disponíveis online para PC.

GTA V Online Perico
Mais recente update saiu no final de 2020
 

A publicidade em jogos é algo comum, principalmente os online, no entanto, é sempre algo incômodo. Por ser algo incômodo, é que pagamos os jogos ou serviços premium, como é o caso da Netflix, Spotify e GTA. No entanto, apesar do "Premium" num futuro próximo, essas funcionalidades deixaram de fazer efeito. Continua connosco que mais para a frente explicamos.

Quem fala de publicidade, gerada diretamente pelo GTA e não pela comunidade online, refere-se exclusivamente à promoção musical. São cada vez mais os artistas a tocar nas estações de Rádio do GTA. Quem nunca ouviu a rádio "Los Santos" enquanto conduzia junto à praia? Recentemente, Ivan Povlovich, diretor de música da Rockstar, referiu o tema da promoção musical à Rolling Stone.

O mesmo afirmou que o GTA é uma ferramenta poderosa na descoberta de novas músicas. GTA V Online é jogado mensalmente por centenas de milhares de pessoas, tendo assim um vasto alcance e vários estilos musicais para todos. Ainda segundo Pavlovich, os jogadores ouviram mais de 75 mil milhões de minutos de música no GTA5 e online, sendo assim, aumentar esses números é um objetivo da empresa.

GTA V Mensal
Número de jogadores mensais no GTA V online
 

Entretanto e cada vez mais, a publicidade está-se a espalhar em nível de meios e formatos. Já não vemos publicidade apenas na TV ou nos cinemas. Cada vez mais os artistas fazem parcerias com plataformas digitais, como foi o caso de Travis Scott com um evento online, como referimos num artigo anterior.

Com estas colaborações, os artistas tencionam fazer algo inovador, atingir um alcance maior ou simplesmente ter mais um meio de divulgação. Esse é o caso de muitos músicos que entraram em colaboração com a Rockstar, seja apenas para ter as suas músicas disponíveis para milhares de jogadores ou como estratégia de lançamento de novas músicas ou álbuns.

A promoção é sem dúvida algo benéfico para qualquer artista, aquando de bem feito. Se para um artista existe a possibilidade de estar presente junto de milhares de jogadores, por que não aproveitar? No entanto, as empresas estão cada vez mais a investir em promoção, aparecendo no meio dos vídeos do Youtube, do Facebook e atualmente a Netflix está a estudar essa hipótese. Nós somos a favor dos anúncios, não fossemos nós uma agência de marketing, no entanto, nos sítios certos e de forma correta. Que adianta alguém ver o seu anúncio se estiver a incomodar a sua jogabilidade ou no meio de um filme? Esta realidade não anda muito longe.