Oct 24th 2020

TikTok - Quando uma "vibe" ganha vida própria

Dogg Face Vibin'
24 Oct


O tema que vamos abordar neste blog, não é de agora (já tem algumas semanas). São várias as ocasiões, em que nos é perguntado "qual é a fórmula para criar conteúdo viral?". Infelizmente acabamos por ter de explicar, a quem pergunta, que o tal não existe. Não obstante da inexistência de uma fórmula, são vários os recentes casos, em que vemos conteúdo (na grande maioria do casos) orgânico e espontâneo, que se tornam virais. O caso a que nos vamos referir, é precisamente um desses. Apesar de não descobrirmos a fórmula, tentamos perceber como o conteúdo se tornou viral e no que isso pode ter resultado.

Vivemos numa época onde as marcas querem tudo de uma forma fácil e rápida. todas querem processos milagrosos com resultados em uma semana, e isto, serve para qualquer negócio. No entanto, como costumamos dizer entre nós e é quase como um pilar, o mais importante não se trata da rapidez com que os resultados aparecem, mas sim na consistência e qualidade do processo. Prova disto que acabamos de referir foi o vídeo viral do Tik Tok de Nathan Apodaca.

@420doggface208

Morning vibe ##420souljahz ##ec ##feelinggood ##h2o ##cloud9 ##happyhippie ##worldpeace ##king ##peaceup ##merch ##tacos ##waterislife ##high ##morning ##710 ##cloud9

♬ Dreams (2004 Remaster) - Fleetwood Mac

Atualmente com 55.8 milhões de visualizações e 4.5 milhões de seguidores, Nathan, ou Dogg Face como é mais conhecido, é sem dúvida um dos casos orgânicos com mais impacto e um dos temas do momento, junto da marca Ocean Spray.

O CEO da Ocean Spray, Tom Hayes, afirma que o vídeo teve impacto nas vendas, onde estas deram um salto notório. Além do mais, dado o sucesso do vídeo, o próprio Tom Hayes fez questão de recriar o vídeo, onde o mesmo gerou o dobro dos seguidores no Twitter em 48 horas de acordo com o Twitter. Não foi o único a reagir ao vídeo, o próprio Mick Fleetwood também recriou o vídeo como uma forma de agradecimento face á apresentação do seu tema de 1977 ao público. A música no Youtube atingiu valores astronómicos, atingindo 138 milhões de visualizações no Youtube. O tema também chegou a entrar, no top 100 global do Spotify pela primeira vez.

Por falar em agradecimento, a própria Ocean Spray ofereceu a Apodaca uma carrinha Nissan, carregada de Ocean Spray onde a mesma fez questão de capturar o momento.

Dogg Face New Truck
Dogg Face com a carrinha oferecida pela Ocean Spray
 

O próprio Tik Tok, face ao sucesso do vídeo, utilizou o mesmo de Dogg Face, juntamente com a resposta de Mick Fleetwood, e fez a junção da recriação dos utilizadores, onde utilizou como comercial de tv, exibindo-o durante os playoffs da Liga principal de Beisebol (MLB) e finais da National Basketball Association (NBA). De nome "It Starts on Tik Tok", esta é uma campanha inteligente de como utilizar o hype de uma forma económica.

Como já referido em artigos anteriores até á pouco tempo, a plataforma Tik Tok foi processada e banida por Donald Trump, onde este afirmava ser uma ameaça à segurança nacional dado ser uma aplicação Chinesa. Atualmente a aplicação já foi comprada por uma empresa dos EUA.

O próprio Dogg Face, como é conhecido na internet, aproveitou o movimento para criar o seu próprio merchandise. Desde camisolas, chapéus, Sweatshirts e agora com a entrada do Halloween, uma fantasia do próprio onde consta meias brancas compridas, calções, t shirt, Sweatshirt um bigode e um sticker da sua tatuagem. Estas podem ser encontradas em www.doggfacemerch.com.

Dogg Face Merch
A linha de merchandise de Dogg Face
 

Com o sucesso do seu nome, as marcas não tardaram em entrar em contacto com o mesmo de forma a aproveitar o hype.

Às vezes podemos planear tudo ao pormenor, ter um budget gigantesco e os melhores actores connosco, no entanto, a melhor promoção de qualquer produto passa por algo assim. Algo genuíno, sem atores, natural e espontâneo. Nunca a Ocean Spray teve tanto sucesso e conhecimento como agora, nunca Fleetwood Mac teve tantos ouvidos, nunca Dogg Face pensou que o seu pequeno vídeo de 15 segundos em direção ao trabalho iria impactar tanto o mundo - tal como eu já referiu, tantas vezes e agradeceu pelo mesmo.

Não é a primeira vez que o Tik Tok impulsiona algo a nível mundial. O seu antigo feito foi com Old Town Road de Lil Nas X, onde lhe valeu o "título" do tema com mais presença no número 1 da história da Billboard Hot 100.

O que podemos então concluir do sucesso mais recente do Tik Tok?

Não apresse o processo. Conteúdo orgânico e consistente continua a ser uma boa fonte de conteúdo. As pessoas identificaram-se com o vídeo por perceber o Background de Nathan, dado ao seu passado e não por este ter aparecido do dia para a noite. Portanto, seja consistente no seu conteúdo e confie no processo, se o conteúdo for bom, o mesmo irá ser reconhecido mais tarde ou mais cedo.

Aproveite o hype. Fleetwood Mac, Ocean Spray e o Tik Tok foram muito inteligentes na forma como responderam ao vídeo original. Aproveitando o hype do mesmo, não deixaram apenas ser um vídeo perdido no esquecimento. Estes decidiram alimentar o mesmo, recriando o momento e gerando assim mais "falatório" á volta do tema.

Seja inteligente. O Tik Tok quando realizou a nova campanha de marketing, certamente foi a mais barata desde a existência da plataforma. Aproveitou o vídeo original, a resposta de Fleetwood e juntou os vídeos dos utilizadores que recriaram o vídeo, resultando assim numa compilação de boas energias a um baixo custo.

Não esquecer, que tal como mencionamos noutro artigo, o algoritmo do TikTok (de momento) favorece este tipo de conteúdo (orgânico), ao invés, de plataformas do Facebook que limitam o alcance das publicações orgânicas. Se esta abordagem do TikTok veio para ficar, já será uma questão a ver, à medida que o tempo passa.