Oct 20th 2019

O que está por detrás do sucesso da Red Bull

Post Image
20 Oct


É incrível como marca por detrás de uma latinha azul de 30ml consegue fazer parar o mundo. Isto acontece quando a Red Bull decide criar uma campanha de marketing impactante como geralmente faz. Neste artigo iremos tentar explicar o sucesso por trás da marca Red Bull, quais os seus métodos para manter a marca sempre no topo e o que podemos tirar como exemplo para a nossa empresa. Embarca connosco nesta viagem.

A História por trás da marca

A Red Bull foi criada por Dietrich Mateschitz em 1987, mas a história por trás desta data e o que levou este Austríaco a criar a Red Bull é superinteressante.

Acontece que Dietrich Mateschitz era um empresário e em 1980 fez uma viagem de negócios para a Tailândia, na qual ao chegar ao País sentiu o efeito de Jet-lag. Como forma de combater este efeito, o mesmo experimentou uma bebida energética daquele País que continha estimulantes como taurina e cafeína, designada de Krating Daeng.

Após verificar os efeitos da mesma e todo o sucesso que esta estava a fazer no país, Dietrich Mateschitz decidiu investir na fórmula de sucesso deste xarope e levá-lo para a Europa, nomeadamente para a Áustria. Após alguns ajustes na fórmula e na transformação do xarope para refrigerante, a Red bull foi então lançada em 1987 na Áustria.

Red Bull Flight

Atualmente esta bebida é comercializada em mais de 170 países com uma faturação anual superior a 20 bilhões de euros segundo a Forbes. Presentemente no nicho das bebidas energéticas, a Red Bull tem uma quota de mercado superior a 70%.

A marca é caracterizada por conter uma estratégia de marketing agressivo e inovador, destacando-se das demais concorrentes. É estimado que 35% da faturação da empresa é reinvestido para diferentes atividades de marketing e todas as suas campanhas. Com um slogan "que fica no ouvido" como "Red Bull dá-te asas", um design com identidade e um posicionamento de marca como algo que revitaliza corpo e mente, é assim que a bebida se apresenta junto do seu público alvo.

Como forma de introdução do produto no mercado europeu, a marca definiu o seu público alvo como sendo jovens desportistas, ligando a marca a desportos radicais, transmitindo assim um estilo de vida jovem e energético.

Venda do conceito

A Red Bull não seguiu o método tradicional de marketing em apenas vender um produto. A empresa como forma de se destacar, utilizou outro método, e até aos dias de hoje tem-se mantido intocável no que toca ao nível de marketing.

Optaram por não vender o produto, mas sim um estilo de vida. Aliando a sua marca a eventos radicais e aos jovens, hoje em dia, quando pensamos em adrenalina, imediatamente vem à cabeça "Red Bull". O conceito da marca não é vender a marca, mas sim o conceito por trás da mesma.

Algo notável referente à marca e que a individualiza perante todas é a singularidade que a mesma apresenta. Esta apenas vende um produto, preocupando-se assim não na quantidade, mas sim na qualidade que estes oferecem. O respeito pela identidade da marca que a valoriza. Desde o início que as cores, o formato e a mensagem são as mesmas. Tudo que eles criam, remete-nos a essa imagem e á mensagem que Red Bull nos dá asas para podermos "voar".

4 estratégias que a Red Bull utiliza:

Conteúdo de qualidade. Como referimos sempre nos nossos artigos o conteúdo é rei. Não adianta publicar "mil e uma coisas" se nenhuma é algo relevante para a sua marca.

Como acima referido, marketing de conteúdo nos dias de hoje é algo fundamental. Resumidamente isto consiste em produzir conteúdo que seja relevante para o seu público alvo ou produzir conteúdo que crie autoridade, caso esse o da Red Bull.

A marca para além de se manter próximo dos seus consumidores, de forma a marcar presença digital, esta realiza artigos sobre temas do interesse do seu público como desportos radicais, eventos, festivais e não conteúdo direcionado para a bebida em si. A marca não se preocupa em vender ou em promocionar o mesmo, mas sim em aliar a marca à experiência. Todo o conteúdo recriado á volta da marca não é então para vender a lata, mas sim para vender a experiência e o modo de vida. Aliando isto tudo com uma forte presença em todos os canais digitais, a Red Bull torna-se uma marca forte a nível digital.

Resumindo, marketing de conteúdo é uma das principais estratégias a utilizar em qualquer empresa.

Vantagens de marketing de conteúdo:

  • 1 - Geração de tráfego orgânico para o site
  • 2 - Aumento de notoriedade da marca
  • 3 - Geração de Leads

A Red Bull a nível de publicidade é imbatível. Produzem campanhas de publicidade e Storytelling capazes de fazer parar o mundo.

Levando a sério o tema "Go Hard or Go Home", estes são capazes de realizar proezas inacreditáveis capazes de fazer parar o mundo, gerando milhares de seguidores mesmo que estes não se interessem pela bebida em si.

É notável a capacidade que a marca tem de Storytelling perante o seu público. Esta técnica na base consiste em contar uma história utilizando os diversos recursos digitais, no entanto na prática não é tão fácil assim como na definição.

Ao realizar Storytelling isto gera uma ligação com o consumidor caso este se identifique com os valores da marca. Ao criar esta empatia com o consumidor, a sua empresa já ganhou vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Este método cria relacionamentos mais próximo e faz com que o consumidor se sinta parte integrante da própria empresa.

A campanha mais impactante até à data de marketing por parte da Red Bull, talvez tenha sido a "Red Bull Statos Jump" onde levaram Felix Baumgartner á estratosfera num balão de hélio onde este realizou uma queda livre, quebrando assim dois recordes mundiais, o recorde do maior salto de todos os tempos e a primeira pessoa a quebrar a barreira do som durante a sua queda. Esta "acrobacia" fez parar o mundo, tendo cobertura dos maiores canais internacionais de televisão, fazendo com que toda a gente ficasse atenta ao que iria acontecer, pondo assim a marca em frente aos olhos do mundo.

Storytelling é algo que aproxima a sua empresa dos consumidores.

Patrocinando ou criando eventos. Como em cima referido, a Red Bull associa-se a eventos em que o público do evento se identifique com a marca. Seja desportos radicais ou festivais, estes são caracterizados pela energia e adrenalina, sendo estas características da bebida, logo a mesma encontra-se presente, aproveitando assim a oportunidade.

Um exemplo recente disso é o Festival de música Coachella. Este festival é onde os maiores artistas e influencers digitais estão presentes e onde ninguém quer perder 1 minuto do evento. Este evento tem uma duração de duas semanas e muitos precisam daquela energia extra para se manterem ativos. É então nessa situação que Red Bull está presente, aproveitando assim a necessidade.

Inicialmente esta foi uma das estratégias na introdução da marca. Como forma de introduzir o produto na Europa, a Red Bull começou a distribuir a bebida junto do seu público alvo, indo aos locais onde potenciais consumidores pudessem frequentar como discotecas, faculdades, cafés, bibliotecas, para entregaram amostras grátis.

Oferecendo assim o produto diretamente para nas mãos dos consumidores, estes começaram a ser falados, espalhando a palavra, começando assim o melhor marketing possível, o marketing boca a boca. Até hoje, em qualquer evento que a marca esteja presente eles continuam fiéis às suas origens, oferecendo amostras grátis de forma a que mais público conheça o seu produto.

Assim sendo, a Red Bull é perita no aproveitamento de oportunidades.

Adaptação e expansão

Como em cima referido, inicialmente a Red Bull entregava as bebidas junto do seu público alvo, indo aos locais onde estes se encontravam ou até mesmo criando próprios eventos. Começaram por investir em desportos radicais pois são características que queriam transmitir para a marca, utilizando então slogans estudados meticulosamente.

Hoje em dia a marca continua a vender apenas um produto, mas já não se quis manter apenas pelos desportos radicais. Criaram a Red Bull Music Academy de forma a promover artistas e chamar novos públicos. Possuem uma revista, The Red Bulletin, criaram também a Red Bull TV, onde transmitem eventos globais e mais recentemente a fundação de um clube de futebol, o Red Bull Salzburg de forma a chegar a outros públicos alvos.

Nesta viagem e consoante a marca foi crescendo, a Red Bull foi-se adaptando e expandindo gradualmente.

Ao longo deste artigo são então várias as lições que podemos retirar do crescimento da marca.

Realização de marketing de conteúdo

É fundamental oferecer conteúdo exclusivo e que valorize a sua empresa perante o consumidor.

Storytelling como forma de criar laços com os consumidores

Fazer com que o consumidor sinta que faz parte da sua empresa e se identifique com os seus valores é um bom meio para fidelizar o cliente.

"Go hard or go home"

Como a Red Bull faz em todas as suas campanhas, é uma metodologia que se deve ter em conta quando queremos ter um bom impacto independentemente da área em que nos inserimos.

Estar presente onde o público alvo se encontra

É fundamental saber onde o seu público alvo se encontra e estar presente junto dos mesmos.

Adaptação à evolução

Hoje em dia é fundamental para qualquer empresa adaptar-se à mudança e à evolução tecnológica (por exemplo)

Expansão sustentável

A Red Bull não surgiu de um dia para o outro, foi uma evolução gradual e sustentável, assim como acreditamos que devam ser todas as empresas. Sem nunca "dar o passo" maior que a perna, expandindo gradualmente.