Dec 6th 2019

Spotify revela o valor da personalização com a lista das mais tocadas de 2019

Post Image
6 Dec


Neste passado dia 5 de Dezembro, o Spotify deu uma lição de como gerir os dados recolhidos pelos seus utilizadores de forma inteligente. A plataforma em si já funciona através de recolha de dados, no entanto, decidiram aproveitá-los de uma forma interessante.

Spotify Wrapped Up 2019

A plataforma divulgou para os seus assinantes várias estatísticas sobre o que os mesmos ouviram na última década. Tal como no ano anterior, ontem aconteceu o "Spotify Wrapped". Isto é algo que a plataforma oferece aos seus utilizadores, através de gráficos interativos, onde demostra o artista mais ouvido, o número de horas consumindo música, os diferentes estilos e as musicas mais ouvidas para cada consumidor.

Parece ser algo simples certo? No entanto, por ser algo personalizado, os usuários sentiram proximidade e partilharam essa informação nas suas redes sociais. Os próprios artistas divulgaram o conteúdo dos seus ouvintes, aproveitando também para gerar proximidade. No fim, com esta divulgação, quem saiu por cima foi o Spotify, pois, a plataforma em si estava a ser divulgada através de outras pessoas de forma inconsciente.

Spotify Wrapped Up 2019

Com toda esta informação recolhida, foi feita uma playlist personalizada a cada pessoa, de forma a que esta possa reviver tudo novamente. Foi também feita uma uma playlist geral das musicas e artistas mais tocados no mundo. No topo da lista encontram-se nomes como Drake, Post Malone, Ed Sheeran e Ariana Grande.

Quem não gostou muito deste movimento foi o seu concorrente Apple Music. Apesar da plataforma ter a mesma prática, esta não permite partilhar essa informação com os outros, tendo o Spotify aproveitando essa falha por parte do seu concorrente para se posicionar á frente.

Spotify Wrapped Up 2019

Em qualquer negócio é importante oferecer algo único. Como forma disso acontecer é necessário conhecer bem os seus consumidores, sendo a recolha e analise de dados algo fundamental para a definição de uma boa estratégia de negócios.