May 10th 2019

Aspectos de planeamento a ter conta após a nossa sessão fotográfica em Paris

Post Image
10 May

Sessão em Paris


No passado fim de semana tivemos uma sessão fotográfica com um cliente em Paris. Este trabalho foi em formato de projeto no qual, nos comprometemos a providenciar direção artística da sessão, capturar e edição final das imagens. Segundo o criador e proprietário da marca, a sessão anterior da marca – que foi também a sua primeira; ficou bastante aquém das expectativas. O principal objetivo da nossa sessão era criar um reportório visual que complementa-se a identidade de marca: apelativa, técnica, funcional e acessível. Foi uma ótima experiência da qual nos foi possível tirar várias notas. Abaixo partilhamos algumas que se destacaram mais e achamos poder ser úteis:

Planear (Pesquisa & Reconhecimento)

Segunda Localização

Apesar de ser óbvio este ponto por vezes nem sempre parece ser tido em conta na sua totalidade. Ao percebermos em que consiste a marca, exemplos de trabalhos semelhantes bem sucedidos, os recursos a nosso dispor, localização; a possibilidade de um processo mais eficiente e uma sessão bem sucedida aumentam exponencialmente.

Budget & Contingências

Budget

Este ponto podia facilmente ser anexado ao ponto anterior. No entanto convém enfatizar que para além de todos os custos esperados, contingências devem ser tidas em conta. No nosso caso em particular, precisamos de material extra. Face ao planeamento e contingências uma das pessoas presentes, deslocou-se ao local necessário – previamente listado na fase de reconhecimento. Pode ou não ser incluído no budget mas uma nota referente as contingências deve estar presente, seguida da razão pela qual.

Brief

Briefing

O “organizador” deve facilitar a todos participantes a lista das pessoas envolvidas, os seus papéis na sessão e outra informação relevante. Isto permite manter todos participantes informados mas também contribui na gestão da sessão – para a organização.

Comunicação

Top Branco Mulher

Apesar de termos pensado em todos passos anteriores detalhadamente, houve algo que não foi tido em conta. No decorrer da sessão haverão muitas partes envolvidas. Apesar de se puder estar a seguir um brief formal, alguém extra “organização” pode oferecer uma sugestão válida criativa. Achamos que desde que seja de um modo mesurado e não comprometa o brief original, o contributo extra pode adicionar valor á sessão.

Anotações

Canal Saint Martin

Um pequeno bloco de notas, ou algo semelhante pode ser tudo que é preciso para este ponto. Não obstante do quão minucioso todos os pontos anteriores, haverá sempre algo que pode acontecer que não estava planeado: clima, trânsito, pessoas, etc... Tomar notas no decorrer da sessão pode não prevenir nenhuma das variáveis anteriores. O que as notas podem ajudar é na percepção de como podermelhorar numa possível próxima vez.