Mar 18th 2020

IGTV com novas funcionalidades para dinamizar vídeos de formato longo

Post Image
18 Mar


Cada vez mais as empresas estão presentes no Instagram. Atualmente, a importância da imagem e do vídeo está a aumentar e as empresas já perceberam isso. Como forma de presença e alcance, as empresas estão a usar o Instagram para a produção de conteúdo. A nível de vídeo, o feed do Instagram permite apenas vídeos com duração inferior a 1 minuto, onde a duração superior a essa é redirecionada automaticamente para o IGTV.

No início, o IGTV era desacreditado, pois as pessoas colocavam conteúdo lá, mas ele não aparecia no feed nem podia ser monetizado. Atualmente, o primeiro minuto do vídeo (A pre-visualização) já está no feed, com a opção de continuar assistindo o vídeo inteiro sendo redirecionado para IGTV. Além disso, atualmente, o IGTV teve um alcance orgânico para aumentar significativamente o seu uso, com o Instagram apostando assim nessa ferramenta.

IGTV Sunset

Recentemente iniciaram-se os testes para começar a ser capaz de monetizar o IGTV, sendo isso uma boa notícia para todos que trabalham com produção de conteúdo nas mídias sociais.

O Instagram está a testar uma ferramenta chamada "Instagram Partner Program", que é possível fazer o que acontece no Facebook, ou seja, colocar anúncios curtos para exibição nos vídeos longos, o que pode gerar 55% dos lucros exibidos. Quebras de anúncios. Essa é uma decisão estratégica para incentivar os criadores de conteúdo a usar o IGTV.

IGTV Recording

Os seguintes critérios não serão diferentes dos critérios do Facebook e do Instagram atual, ou seja:

1)Compartilhar conteúdo autêntico e original

2)Evite conteúdo sexual e qualquer coisa inadequada

3)Evitar fake news

Ainda não se sabe quando essa ferramenta será lançada oficialmente, pois ainda está em fase de testes, no entanto, acreditamos que essa ação seja consequência do surgimento do TikTok, devido ao seu enorme alcance orgânico e seu notável crescimento.

Para acrescentar, referente a este assunto de concorrência do TikTok, o Instagram vai adicionar uma opção de resposta na qual permite haver uma reação aos vídeos com vídeos dos próprios espectadores. Para quem conhece a aplicação TikTok, estas reações soam semelhante às reações da aplicação, dando assim uma forma de interação do público com o conteúdo criado.

Like

O IGTV vai ser uma aposta em 2020 por parte do Instagram, tendo para já como futuro próximo a monetização, a apresentação das pré-visualizações de videos longos e a mais recente a interação com reações.

Em termos práticos, IGTV tem sido benéfico para os clientes e projectos que temos estado envolvidos -novas oportunidades de negócio, reconhecimento da marca, interação com audiência. Instagram vai igualmente favorecer conteúdo em formato vídeo visto também estarem a competir com outras plataformas (ex. YouTube). Estas novas ferramentas só vêm adicionar valor a uma plataforma quem tem "vindo a liderar" as redes sociais por exemplo.

Face a esta situação atípica que de momento estamos a experienciar — Covid-19; todos nós teremos de nos adaptar a esta nova realidade. O mundo está a ser afectado de um modo nunca antes visto, na era moderna. Algumas indústrias estão no imediato, a sentir o impacto que o vírus está a ter na sua atividade. Artistas independentes que têm atuações ao vivo como grande parte da sua subsistência, terão as suas datas previamente marcadas, adiadas sem nenhuma data futura — na grande maioria dos casos. Pelo que se tem visto nas várias redes sociais, alguns destes artistas mas também promotores estão a dinamizar estas plataformas online, de modo a interagir com a sua audiência. As próximas atualizações para o IGTV são sem dúvida uma mais valia que vêm em boa hora. (Atualizado)