Dec 25th 2019

Trabalho remoto - um modelo que funciona para nós, mas dará para todos?

Post Image
25 Dec


Muitos nos questionaram sobre o funcionamento da nossa agência/conceito, uma vez que nossa sede encontra-se parte no Reino Unido, mais especificamente em Londres e outra parte em Portugal, nomeadamente no Porto. Como estas estão em locais diferentes, trabalhamos via remota.

Para quem trabalha como nós ou deseja trabalhar remotamente, explicaremos as nossas bases para uma boa operação, as ferramentas que usamos e como esse método pode ser um trunfo para qualquer empresa.

Para aqueles que não sabem o que é trabalhar remotamente, não pense que é o dia inteiro de pijama na cama e no sofá ou é andar pelos cafés com o computador atrás. De fato, podemos trabalhar nos dois sentidos, pois trabalhar remotamente (na grande maioria dos casos) consiste em trabalhar fora de um escritório. Desde que tenhamos acesso a wifi e um local confortável e propício ao trabalho, é possível realizar as nossas tarefas.

Existem várias vantagens de trabalhar remotamente e isso não é apenas o que afirmamos, existem estudos e falaremos sobre eles mais tarde. Vamos falar sobre as vantagens deste método de trabalho.

Trabalho Remoto

Flexibilidade

Uma das razões pelas quais escolhemos esse meio é a sua flexibilidade. Como não somos obrigados a estar presentes no escritório todos os dias, podemos definir nosso horário de trabalho e organizar nossas funções de acordo com o dia que teremos. É um método em que podemos adaptar nosso trabalho à nossa vida pessoal.

Melhora a saúde, o bem-estar e o meio ambiente

De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, leva cerca de 60 a 70 minutos para ir de casa para o trabalho e vice-versa. Segundo um relatório da Royal Society for Public Health, mais de 50% das pessoas nessa jornada sentem-se stressadas.

Segundo eles no Reino Unido, mais de 50% dos participantes que vão ao escritório todos os dias sentem-se mais stressados ​​do que aqueles que trabalham remotamente. Ao fazer com que os funcionários da empresa trabalhem remotamente, através de um ambiente em que se sintam confortáveis, eles tornam-se menos stressados ​​e consequentemente mais produtivos. Segundo um estudo realizado pela PGi em 2014, 69% dos trabalhadores remotos não sentiram a necessidade de dar uma desculpa para não ir trabalhar. As empresas que priorizam um equilíbrio saudável entre vida pessoal e trabalho não possuem altas taxas de rotatividade de funcionários. Eles também descobriram que, com um tempo limitado, as pessoas tendem a comer menos de maneira saudável e a levar um estilo de vida sedentário. Além disso, como estamos em um momento de preservação ambiental, trabalhar remotamente impede que você faça essa jornada, não poluindo o meio ambiente com o deslocamento de transporte.

Portanto, esse método remoto oferece alguns benefícios à saúde dos seus funcionários e a si mesmo. É possível dizer então que funcionários mais saudáveis ​​e confortáveis ​​produzem mais e melhor.

Aumento de produtividade

Inspirados pelo ambiente circundante ou simplesmente pela tranquilidade que o local proporciona, os trabalhadores que o fazem remotamente são mais produtivos. Um estudo da Staples Advantage descobriu que 76% estavam dispostos a trabalhar horas extras e se sentiam mais apegados à empresa. Além disso, 80% disseram ter um equilíbrio positivo entre a vida pessoal e a vida profissional.

Redução de custos

Trabalhar remotamente reduz os custos de uma empresa, mesmo que a empresa seja grande ou pequena. Ao trabalhar remotamente, é possível economizar um espaço físico e um equipamento. Manter os mínimos no mínimo e a produção no pico é o objetivo de qualquer negócio, e trabalhar remotamente permite.

Segundo a Forbes, American Express economizava de 10 a 15 milhões de dólares por ano apenas diminuindo o espaço de escritório e adotando o método de trabalho remoto.

Colaboradores motivados

Além do horário flexível, economizar dinheiro e aumentar a produtividade, 75% dos funcionários de um estudo realizado pela Softchoice disseram que deixaram o emprego anterior por alguém que ofereceu trabalho remotamente. Ainda sobre estudos, este realizado pela TINYpulse, indica que funcionários remotos parecem ser mais felizes e valorizados do que não remotos. Além disso, eles descobriram que 65% dos que não trabalham remotamente gostariam de trabalhar remotamente pelo menos uma vez por mês no futuro.

Como é possível observar, não é nossa opinião a dizer as vantagens do trabalho remoto, mas sim estudos realizados por empresas. Em resumo, o trabalho remoto permite que você adapte suas tarefas e seu cronograma às tarefas que você deve realizar durante o dia, reduzindo o stresse e melhorando a sua saúde e produtividade sem nenhum custo, porque você não tem espaço físico para pagar até o final do mês e os seus funcionários estão mais motivados e conectados à empresa.

Embora tenhamos os nossos clientes/projectos distribuídos geograficamente, acreditamos que é importante de quando a quando estar presente junto dos mesmos, mostrando o lado humano e físico da empresa. Portanto, fazemos questão de nos encontrar com os nossos clientes sempre que necessário para dialogar, entender se tudo está conforme acordado e manter um relacionamento próximo.

Vamos referir algumas ferramentas básicas que usamos para trabalhar e perceber como nos comunicamos e organizamos tarefas.

O café!

Em qualquer negócio é importante oferecer algo único. Como forma disso acontecer é necessário conhecer bem os seus consumidores, sendo a recolha e analise de dados algo fundamental para a definição de uma boa estratégia de negócios.

1) Whatsapp

No nosso caso, a comunicação é a chave para que tudo esteja afinado e organizado. A comunicação em qualquer área deve ser clara e concisa, usando o Whatsapp como uma ferramenta mais informal.

2) Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento e organização de projetos. Isso consiste em tarefas definidas como "o que temos que fazer", "o que está sendo feito", "o que foi feito". Dentro dessas cartas, é permitido escrever comentários, adicionar links ou imagens e definir prazos para cada um deles. É uma das nossas principais ferramentas organizacionais e de prazo para concluir tarefas.

3) Google Drive

O Google Drive é a ferramenta que usamos para armazenar e compartilhar projetos. É uma ferramenta muito intuitiva, onde todos os elementos da agência podem estar presentes ou segmentados de acordo com os usuários.

4) Gmail/MailChimp

Gmail ou MailChimp usamos para entrar em contato com nossos clientes e trocar e-mails mais profissionais.

Agora é possível entender como trabalhamos e as vantagens desse método de trabalho. Acreditamos ser uma técnica que as empresas deveriam experimentar para aproveitar todas as vantagens acima referidas. Também acreditamos que esse método e os nossos meios de organização são favoráveis, pois, durante toda a nossa aventura, a resposta a todo o trabalho que temos feito e o nosso crescimento tem sido significativamente positivo.

Mobile Work

Convém deixar a nota que o trabalho remoto não é de todo uma fórmula infalível. O facto de funcionar para nós enquanto organização/conceito, não significa que sirva para todas as outras. Como mencionado anteriormente, beneficiamos do facto das circunstâncias se alinharem para que funcione a nosso favor. Outras organizações/conceitos podem não se identificar com esta abordagem por um número de razões ou simplesmente achar não se alinhar com os seus objetivos de negócio.