Aug 17th 2019

MEO SW’19 — O que se passa nos bastidores

Post Image
23 May


Um dos nossos clientes convidou-nos para acompanhá-los a um dos mais importantes festivais de Verão a nível nacional - MEO Sudoeste (MEO SW).

Sempre tivemos curiosidade em perceber o que se passa por detrás das cortinas e como decorre a organização e planificação de um concerto num festival de grandes dimensões. Assim sendo, surgiu esta oportunidade e aproveitamos ao máximo da experiência.

Soundcheck Palco Principal

Primeiramente é necessário entender a magnitude do festival e a sua importância a nível de nacional. Não é qualquer nome que pisa o palco principal do Meo Sudoeste ou marca que se encontra presente no recinto. Este festival conta com mais de 20 anos de existência, sendo este ano de 2019 o vigésimo terceiro ano.

Nesta 23º edição, o Meo Sudoeste contou com mais de 155 mil visitantes, números que ultrapassaram a edição do ano anterior com 147 mil festivaleiros.

MEO SW VIP Lounge

Para além dos espetáculos musicais e todas as suas performances, o que mais nos chamou a atenção foram as empresas presentes no festival e como estas se posicionam no recinto e concorrem entre si.

Stand da Kit-Kat

O evento teve uma duração de 5 dias onde para além de todos os divertimentos presentes no recinto, o parque de campismo e o rio, o verdadeiro espetáculo acontece no palco principal onde os maiores nomes da música nacional e internacional pisaram. Para além do palco principal, existiam palcos secundários patrocinados por grandes marcas nacionais como o Palco Vodafone o Palco LG, o Palco Moche e Palco Super Bock.

Jimmy P no palco principal

No recinto era possível avistar vários Stands de diferentes marcas, posicionadas estrategicamente com os seus produtos, prontos a ser demonstrados e testados pelos festivaleiros. Isto designa-se de Brand Activation ou Brand experience, uma forma simples e eficaz de fazer o público testar o seu produto e oferecer uma boa experiência. O objetivo final passa pela compra em si, gerar leads, mas principalmente consiste em criar uma emoção positiva de forma a que este divulgue pelos seus amigos e quem sabe se torne fã e comprador da marca. As grandes marcas registaram o momento da experiência e pediam o email ou as redes sociais de forma a interagirem no presente e futuramente com os festivaleiros. Sendo assim, uma forma de criar a experiência, receber o feedback e guardar o contacto para enviar futuras promoções.

Stand da EDP

Algo que reparamos também, foi a constante presença nas redes sociais quer antes, durante e após o evento. A demonstração do que acontecia no backstage, o anúncio nas redes sociais de futuros eventos e promoções e a utilização de hashtags foi uma constante quer por parte dos artistas, quer por parte das marcas. Uma forma de criar interesse e gerar buzz.

No entanto, não são só as marcas que utilizam técnicas de marketing, os próprios artistas também o fazem. Desde uma promoção pré evento até ao Aftermovie dos seus concertos. Todos os artistas levaram consigo Filmmakers para registrarem o momento das atuações e as reações do seu público. Cada vez mais a presença nas redes sociais é notada, desde a promoção de concertos, a demonstração das suas atuações, a reação do público e a interação com o mesmo via mensagens ou stories.

Wish You Were Here

Se por acaso alguém que leia este post, reconhecer a pessoa de costas nesta foto, por favor partilhem connosco. Esta mesma foto foi partilhada com a pessoa mas não ficamos com o contacto.