Apr 24th 2020

Livestreams - A presente "solução" ainda com muito para oferecer!

Livestream Camera
11 Apr


Com o surto de Covid-19 pelo mundo, os países estão a apelar a que as pessoas fiquem em casa. Com o estado de emergência em vigor, as empresas estão a viver uma fase complicada. Para além das empresas, não esquecer quem trabalha por conta própria como músicos, eventos, ou qualquer outra profissão que engloba público. Felizmente, temos a sorte de trabalhar com vários ramos, permitindo assim perceber como estes se tem movimentado em situações restritas como as que vivemos.

Atualmente, para qualquer que seja o ramo de trabalho, existe uma concorrência com um elevado nível de competitividade face ao poder do digital. Cada vez mais, a presença no mundo digital tem sido um factor diferenciador entre concorrentes diretos.

Janela BW

Temos vindo a perceber também que, o conteúdo em vídeo tem sido uma aposta vencedora. No entanto, com tanto tempo livre, as empresas e os artistas não podem ficar parados nem deixar morrer as suas redes sociais. Assim sendo, esta é a altura perfeita para a criação de conteúdo e interação com o seu público.

O que temos assistido de um modo geral, quer na música, quer no humor, quer no ramo empresarial, as pessoas têm vindo a utilizar as transmissões ao vivo como forma de criar conteúdo e interagir com o seu público. Até a data as transmissões ao vivo não era algo comum ou que estivesse no topo das estratégias de comunicação. No entanto, é um meio cheio de vantagens e certamente após este tempo acreditamos que irão utilizar mais frequentemente.

Pesquisa Livestream

Dado a este grande fluxo, o Instagram está a estudar a possibilidade de transmitir as suas livestreams em simultâneo para o seu público do Facebook. Com a possibilidade de transmitir nas duas plataformas em simultâneo, este método traz consigo a vantagem de um alcance superior e abranger público que não o segue no Instagram. Deve ter em consideração que, o público que se encontra no Instagram é diferente do Facebook, por isso, a sua forma de comunicar deve ser cuidada. Segundo Adam Mosseri, chefe da plataforma Instagram, referiu que, dado ao crescimento exponencial da utilização das ferramentas de Livestream, o Instagram está a trabalhar de um modo a implementar métodos de coletar doações durante as transmissões e outros meios de potencializar a plataforma.

Estamos a viver numa fase onde é importante não ficar calado, no entanto, é fundamental ter em conta os acontecimentos mundiais de forma a perceber o que é sensato comunicar. Além do mais, é preciso pensar no futuro. É preciso moldar a sua marca aos acontecimentos e preparar-se para a transição dos mesmos. Cabe a nós, profissionais do marketing pensar numa maneira estratégica de abordar tudo isto, gerando bons resultados e uma boa impressão junto do seu público.

Alguns dados coletados referentes a Livestreams:

LivreStreams atingiram 1,1 bilhão de horas transmitidas em 2019, estando as transmissões de Gaming no topo desta lista e com prospecções de aumentar;

+80% do público prefere assistir a uma live do que ler um blog ou uma publicação nas redes sociais;

62% dos consumidores toleram 90 segundos de uma transmissão com má qualidade, podendo ficar com uma má percepção da empresa se não melhorar ao longo do tempo;

64% dos usuários tem maior probabilidade de comprar algo seu após assistir uma livestream

Estes foram apenas alguns dados que recolhemos e os números já demonstram a importância desta estratégia. No entanto, não vivemos só de números, por isso, iremos dizer-lhe as vantagens que poderá ter ao utilizar esta ferramenta.

1. Lado Humano

Quando se produz uma livestream, existe a possibilidade de querer torná-la em algo profissional, sem erros e sem arriscar. No entanto, acreditamos que a "imperfeição" mostra um lado mais humano e próximo do consumidor. As pessoas quando entram no seu direto, querem saber quem é o ser humano por trás da persona. Querem fazer perguntas sobre si ou o seu trabalho, sendo possível deixar-se levar consoante a conversa vai decorrendo, não seguindo guiões, tornando algo mais próximo. Além do mais, esta técnica permite que deixe de fora um pouco do lado corporativo e mostre o lado mais pessoal criando assim uma conexão mais sentimental. Com isto, não estamos a dizer que deve ligar a live sem qualquer preparação ou ter algo que se possa guiar, apenas incentivá-lo a deixar levar pelos seus consumidores.

2. Aumento de credibilidade e confiança

Ao conectar-se com o seu público, aumenta a sua credibilidade e confiança perante estes. Esta conexão e envolvimento, permite perceber aquilo que as pessoas procuram, podendo utilizar isso como forma de construir conteúdo futuramente.

3. Persuasão e alcance

Com este tipo de interacções, para além de o público o ouvir, também é possível o público ouvir o próprio público. Um pouco confuso, mas vamos explicar. Isto quer dizer que, uma stream bem sucedida, onde encontra nos comentários alguém a dizer o quanto o admira a si ou à sua empresa, o quão bons são os seus produtos ou serviços, está a fazer com que o público que o está a ver e não o conhece, possa ser influenciado pelos comentários. As streams são um bom meio de geração de leads. Além do mais, estas permitem que a sua audiência partilhe as suas livestreams em tempo real com amigos, podendo ter um alcance orgânico muito bom.

4. Tornar algo sério em algo divertido

Com isto não queremos dizer que tenha de ser "o palhacinho", mas sim que pode seguir um plano de uma forma divertida. É uma forma de captar mais atenção do seu público durante a conversa do que apenas ficar ali a falar e tornar algo monótono. É uma questão de planeamento e saber gerir a onda de interação. Afinal de contas, é isso que torna ao de cima o seu lado humano.

Instagram Mobile

As livestreams podem ser utilizadas das mais diversas formas, cabe a si perceber qual o melhor contexto para as utilizar. As mesmas podem ser utilizadas:

  • Demonstração de produtos,
  • Transmissão de eventos em tempo real
  • Dar a conhecer espaços que o público não tem acesso como backstages e back offices
  • Colaborar com outros ou simplesmente conversar com os seus seguidores.

Quem executa muito bem estes dois últimos pontos em cima referidos, é o Ultimate Fighting Championship (UFC). Visitas aos backstages, sessões de perguntas e respostas, acompanhamento dos treinos antes dos combates, entre outros. Existe uma colaboração grande dentro do UFC de forma a que estas transmissões todas sejam possíveis. Isto faz com que os espectadores se sintam mais dentro dos assuntos e se sintam valorizados.

1. Após este pequeno resumo relativamente às livestreams, acreditamos que irá pelo menos dar uma oportunidade a esta estratégia. As recomendações que fazemos são: Anote os tópicos que pretende falar. Não necessita fazer um guião completo e segui-lo feito um robot. Afinal de contas, como em cima referido, as pessoas querem interagir consigo, conhecer o seu lado humano, por isso vá falando dos tópicos que tem para falar, mas também deixe-se levar pela corrente do seu público.

2. Faça atenção à qualidade da transmissão, quer a nível de imagem quer a nível de som. Como referimos em cima, o público não aguenta muito tempo com uma má transmissão, podendo ficar mau conotado perante o seu público. Preste atenção ao que a sua audiência tem a dizer de forma a perceber o que eles procuram de sí e poder oferecer o melhor para eles. Afinal de contas, o objetivo final de qualquer campanha de marketing passa por aumentar as suas conversões.

3. Não se esqueça de anunciar antecipadamente quando vai realizar uma livestream de forma a ter o maior público possível consigo. Outra das vantagens relativamente às livestreams via rede social é que as mesmas enviam notificações aos seus seguidores, informando que irá estar online. Por fim, acima de tudo, divirta-se. Saia do seu lado corporativo e demonstre o seu lado pessoal, o público adora isso.

Outros utilizadores do Instagram, também têm sido capazes de atingir números impressionantes em termos de audiência. No entanto a escolha em termos de conteúdo e estratégia, tem gerado bastante controvérsia com alguns deles inclusivé terem as suas contas suspensas, por violarem os termos de utlização do Instagram.

Red Light District

Cada vez mais, dado ao factor em que nos encontramos, a Livestream vai ser uma tendência para 2020. Não obstante de todas as vantagens aqui mencionadas anteriormente, não se trata de uma ferramenta perfeita. Enquanto marketers, deparamo-nos com alguns desafios. Decerto que grande parte deles serão retificados em breve, no entanto até lá têm de ser considerados: dados analíticos, alcance orgânico, direitos de autores.

Agora que já sabe das suas vantagens e informações referentes às mesmas, de que está a espera?Agora que já sabe das suas vantagens e informações referentes às mesmas, de que está a espera?