Apr 11th 2020

KFC remove campanha publicitária por não se adequar à presente realidade

Food Porn
11 Apr


Se antes da pandemia do CoVid-19 as empresas tinham de ter cuidado com a forma como comunicavam junto dos seus consumidores, hoje em dia esse cuidado deve ser redobrado. Os consumidores estão mais sensíveis face ao problema global que estamos a viver, e um bom exemplo de um mau timing ou uma má forma de comunicação foi mais recentemente o caso da cadeia de fast-food KFC.

O KFC lançou a sua mais recente campanha comercial e a mesma tem dado que falar. Com uma duração de 60, o comercial mostra os seus clientes a comer o seu famoso frango frito enquanto toca um piano como música de fundo. Enquanto comem, as pessoas levam os dedos a boca como forma de satisfação e prazer. No fim do comercial aparece a frase "É bom". A campanha está bem feita e a mensagem de prazer é transmitida na perfeição, o problema é que estamos numa altura de contenção, como devem calcular, não é a melhor altura para levar os dedos á boca.

Dadas as circunstâncias que vivemos atualmente com o surto de Covid-19, são várias as formas de transmissão do mesmo, sendo uma delas o acto de levar as mãos á boca. Sabendo disso, rapidamente os consumidores da marca foram reclamar ao grupo de fiscalização de publicidade situado no Reino Unido, de forma a que o comercial fosse banido. No entanto, ao perceber o feedback e antes que tudo isto se transformasse numa onda negativa para a marca, a cadeia KFC foram os primeiros a vir a público afirmar que este foi um mau timing e por isso decidiram pausar a campanha de forma a não incentivar ninguém a colocar os dedos á boca.

O que queremos alertar com isto, é que por mais investimentos que tenha sido feito nas campanhas, os profissionais de marketing devem sempre ter em atenção os acontecimentos de giram á volta do mundo. É função dos mesmos, perceber a forma de comunicar com os clientes. Principalmente nesta época do Covid-19, é necessário ter em conta o que vamos divulgar e a forma como o vamos fazer. É necessário responder a questões como a sensibilização, o contacto físico, a distância social, são tudo pontos que tem de estar bem estabelecidos para a marca não dar um passo em falso.

Food Porn

Um dos acontecimentos mais recentes aconteceu a quando do falecimento da estrela da NBA Kobe Bryant. O mesmo faleceu em um acidente de helicóptero. Após o falecimento do atleta, aconteceu o famoso evento mundial SuperBowl, evento esse onde são demonstrados vários comerciais de marcas internacionais. A marca Hyundai Genesis, apresentou o seu comercial antes do SuperBowl, onde no mesmo aparecia um helicóptero nos segundos iniciais do vídeo. Dado o acontecimento trágico, antes de apresentar o comercial no SuperBowl, a própria marca assumiu que estava a retirar o helicóptero da campanha como forma de compaixão e sensibilidade ao acontecimento. De lembrar que, o comercial tinha milhares investidos, gravado com antecedência, e mesmo assim, tiveram o cuidado de editar o comercial de forma a não "ficarem manchados".

Hyundai Superbowl

Estamos a viver numa fase onde é importante não ficar calado, no entanto, é fundamental ter em conta os acontecimentos mundiais de forma a perceber o que é sensato comunicar. Além do mais, é preciso pensar no futuro. É preciso moldar a sua marca aos acontecimentos e preparar-se para a transição dos mesmos. Cabe a nós, profissionais do marketing pensar numa maneira estratégica de abordar tudo isto, gerando bons resultados e uma boa impressão junto do seu público.

Fist Bump