May 27th 2020

De uma voice message para playlists editoriais do Spotify - "Don't Let Me Go"

Spotify
27 May


No passado dia 15 de Maio, saiu o mais recente single de DJEFF - DJ/Produtor nacional; intitulado "Don't Let Me Go". Este tema é co-produzido com duo Sul Africano 'Black Motion e com as vozes das vocalistas Sul Africanas Malehloka e Miss P. Este não é o primeiro projecto com que trabalhamos com DJEFF. O primeiro tema com o qual trabalhamos foi o "Beija Flor" DJEFF vs. Projecto Kaya. O tema saiu no final de Setembro de 2019. "Beija Flor" acabou por ser dos 40 temas mais tocados na Radio Nova Era e dos temas mais pedidos da Radio MEO SW em 2019. Desde de então, face aos resultados positivos, estabelecemos uma ótima relação e temos trabalhado com DJEFF, de uma forma regular, em vários projectos.

Como referimos em cima, apesar de não ser o primeiro tema de DJEFF com que trabalhamos, neste último estivemos envolvidos desde do conceito inicial. "Don't Let Me Go", foi-nos apresentado pela primeira vez através de algumas mensagens de vídeo (sessão de estúdio na altura) e áudio no Whatsapp. Isto foi em Dezembro de 2019, aquando da digressão de DJEFF na África de Sul. Com a pandemia, vimo-nos obrigados a rever e adaptar o planeamento das diferentes ações para este ano. Quando foi decidido que o tema sairia dia 15 de Maio, foi nos pedido para delinear um plano de promoção. À medida que nos aproximamos da versão final do tema, o nossa estratégia incluiu:

Desenvolver visuais para o tema

A qualidade ou não do tema, fica ao critério de quem o ouve. Em termos neurológicos, os mais recentes estudos sugerem que o áudio tem maior impacto que o visual, no que diz respeito a respostas emocionais. Não tomar isso como verdade absoluta, mas simplesmente ter isso em conta. O que também não pode ser descurado é o formato e propósito do conteúdo. Se o conteúdo apresentado for de longa duração (mais de 15 minutos) e requer atenção do ouvinte, o áudio pode ter vantagem em relação a vídeo. Não é o caso para "Don't Let Me Go" que a versão radio mix, tem menos de 5min. O que também se teve em mente, foi a demografia da sua audiência, público-alvo e como estes têm por hábito consumir conteúdo - vídeo prevalece nestes grupos demográficos. Produção do vídeo, permite igualmente a distribuição através de mais canais media, num formato "mais" cativante e possível aumento na retenção da mensagem. Estudos com base em cursos online sugerem: que retemos 10% do que lemos, 20% do que ouvimos, 30% do que vemos e 50% do que vemos e ouvimos.

Apresentar uma mensagem positiva

DJEFF tem uma forte presença online - mais de 400 mil seguidores «juntando todas redes sociais», alcançando igualmente um número significativo de utilizadores mensalmente. A letra da música, suscitou em nós a vontade de apresentar uma história que celebrasse o relacionamento interpessoal. Criou-se assim um moodboard que representasse isso mesmo. Visto não ter havido a possibilidade de captar as imagens pretendidas, recorremos a uma base de dados - uma doação foi feita à pessoa que captou as imagens. Decidiu-se então, apresentar o casal que vemos no vídeo e alguns aspectos inerentes à maioria dos relacionamento. As imagens estáticas foram igualmente criadas para celebrar isso mesmo. Achamos também importante, que DJEFF possa conciliar o útil com o agradável e utilizar a sua plataforma para apresentar uma mensagem de inclusão e diversidade, tal como já fez diversas vezes nos seus anteriores videoclips.

Promo Banner
Artwork utilizado para promver o tema

Comunicar o tema de um modo uníssono

O tema conta com participação de vários artistas. O objetivo passava por criar condições para que todas a partes envolvidas pudessem comunicar o mesmo, quando promovendo o tema. Criou-se um repositório com ativos, informações relevantes e indicações. Esta mesma abordagem permite que, qualquer pessoa autorizada que queira aceder a informação relevante ao tema, possa aceder a este repositório. Toda a presença online gerida diretamente por DJEFF, foi igualmente atualizada para que comunicasse o lançamento do tema.

Conciliar conteúdo híbrido

Como mencionado anteriormente, DJEFF possui uma boa presença online, através das suas redes sociais. Este release foi uma oportunidade de chegar a um novo público, para tal foi necessário tomar a devidas medidas para que tal acontecesse. Não obstante do bom alcance com o conteúdo orgânico, foi alocado budget para promover o tema em diferentes canais media. Antes do lançamento do tema "Don't Let Me Go", DJEFF já tinha uma série de atividades periódicas a tomar lugar online - Livestreams, entrevistas, Q&As e etc. Todas essas oportunidades e outras foram aproveitadas para promover o tema.

Resultados

A avaliação do sucesso de um release, pode ser um tema por si só. Para este artigo, vamos somente cingir a aspetos tangíveis que possam ser mensuráveis. Os resultados deste release ao fim de uma semana, após o seu lançamento, são bastante positivos. Alguns dos resultados são:

  • Mais de 180K visualizações no YouTube

  • No YouTube dos que viram o vídeo e seleccionaram like ou dislike, 99% gostaram do vídeo

  • Ouvintes aumentaram 19% no Spotify, quando comparado com o mesmo período no ano anterior

  • Foi adicionado a quatro playlists editorias do Spotify - isto não incluindo a "Release Radar"

  • Foi adicionado a duas playlist editoriais da Apple Music (Dance)

  • Traxsource adicionou o tema a quatro playlist editoriais

Comentário YouTube
Comentário de um utilizador após ver o anúncio do tema no YouTube

Conclusão

Já há cerca de dois anos que temos vindo a trabalhar na promoção musical de vários artistas nacionais. Cerca de 75% dos temas com os quais já trabalhamos, entraram nas tendências do YouTube Portugal. Dois desses temas, têm agora certificados de vendas de Ouro e outro de Platina em Portugal. "Don't Let Me Go" foi sem dúvida um desafio deveras interessante. Esta última promoção, tal como os resultados acima citados, sugerem que teve uma boa performance. Este release faz parte do nosso plano de atividades para o decorrer do ano. Este release, acaba por ser uma ótima forma para percebermos melhor a marca DJEFF e as suas sinergias, nos diversos canais junto de diferentes audiências.