Mar 20th 2023

Concorrência E Avanços Na I.A - Os Diferentes Intervenientes

Chat GPT'
20 Mar


Nos últimos anos, a IA tem sido utilizada para melhorar a eficiência em diversas áreas, desde a análise de dados até a criação de conteúdo personalizado. Neste artigo, vamos falar sobre como a inteligência artificial tem dominado o mercado digital, como ela não veio para destruir empregos, mas sim ajudar os profissionais nas suas tarefas diárias (embora existam opiniões contrárias), e ainda vamos comparar as ferramentas de IA mais recentes lançadas pela Microsoft e Google. Vamos ainda tocar na "guerra" entre a Microsoft e a Bing pelo domínio dos motores de busca e inteligência artificial. Vamos lá!

Um assunto que tem tem dominado o mercado digital nos últimos tempos e atualmente é um tema em voga onde parece que toda a gente é especialista: a inteligência artificial! E o melhor de tudo – Só para não te assustares – a mesma não veio destruir os nossos empregos, pelo contrário, ela está aqui para nos ajudar nas tarefas do dia a dia.

Com a evolução constante da tecnologia, a inteligência artificial tem se tornado cada vez mais presente nas nossas vidas. Ela permite realizar tarefas do dia a dia de forma mais prática, análise de grandes quantidades de dados, algo essencial para as empresas identificarem tendências e padrões importantes para a tomada de decisões estratégicas ou mesmo sugestões de criação de conteúdos.

Avanços da IA
Avanços da IA
 

Mas, com esta evolução tão rápida – e sejamos sinceros, não estávamos preparados nem as empresas estão preparadas - muitos ainda temem que a inteligência artificial venha a destruir empregos. Mas isso é um mito! Na verdade, ela tem ajudando os profissionais a serem mais eficientes nas suas tarefas. Por exemplo, na nossa posição em especifico, quando precisamos analisar grandes quantidades de dados dos nossos clientes de forma a criar campanhas personalizadas, recorremos ao ChatGPT. Com a ajuda da inteligência artificial, todas estas tarefas podem ser realizadas de forma mais rápida e eficiente.

Na nossa opinião, a inteligência artificial não veio destruir as carreiras dos profissionais, no entanto, cabe aos mesmos saber utilizaras ferramentas a seu favor. Nós inclusive, na Marq:s Digital, já demos uso a IA por diversas vezes para a execução de alguns projetos - capas de releases

Falando em inteligência artificial, vamos comparar duas ferramentas de IA que estão em alta no mercado: o Chat GPT-4 da OpenAi que está atualmente integrado na Microsoft e a ferramenta concorrente Bard da Google.

O Chat GPT é um modelo de linguagem de IA construído para comunicar com os utilizadores de uma forma conversacional. A IA tem a capacidade de completar numerosas tarefas de processamento de linguagem natural (PNL), tais como resumos de texto, traduções linguísticas, e resposta a questões complexas. Atualmente, consegue ainda gerar códigos de programação, imagens e até construir um website.

Similar ao Chat GPT, o Bard AI também actua como um chatbot de IA mas é construído sobre o modelo LaMDA (Language Model for Dialogue Application) do Google.

Ambas as ferramentas são poderosas e úteis em diferentes situações. Enquanto o Chat GPT-4 é mais flexível e pode produzir uma ampla variedade de textos, dando ainda as fontes da pesquisa, o Bard é mais especializado em atender a necessidades específicas de escrita. No final, a escolha da ferramenta depende do uso da mesma.

Outra comparação que podemos fazer é entre os mais recentes lançamentos da Microsoft Copilot e a integração de IA na Google Workspace. A Microsoft Copilot é uma ferramenta de programação que utiliza a IA para sugerir pedaços de código e facilitar a escrita de programas. Alêm disso, ajuda ainda na leitura de dados e organização das ferramentas. Enquanto isso, a integração de IA na Google Workspace permite que os usuários usem recursos de IA para melhorar sua produtividade e gestão das tarefas ao longo do dia. Ambas ferramentas que já foram testadas e com feedbacks positivos.

E, por fim, não poderíamos deixar de falar sobre esta "guerra" que tem sido entre a Microsoft e a Bing sobre o domínio dos motores de busca e inteligência artificial. Ambas as empresas têm investido pesado nesse setor, mas ainda não sabemos quem sairá vitorioso dessa batalha. O que é certo, é que a Microsoft tinha vindo a estar apagada e abaixo da Google nos últimos tempos. No entanto, com todas estas novas integrações e mudanças tem feito agirar o mercado e nós, profissionais, agradecemos. Utilizando as ferramentas em nosso favor, é uma mais valia para o sucesso dos nossos projetos. Onde isto vai terminar? Não sabemos. O que sabemos é que, com a evolução constante da tecnologia, a inteligência artificial tem um papel cada vez mais importante no mercado digital e não podemos ficar para trás!