Sep 7th 2019

Email Marketing: Funciona ou é algo do passado?

Post Image
7 Sep


Foi-nos recentemente questionado a eficácia do email marketing. Foi nos dito que o email marketing é uma ferramenta que está em desuso, sem eficácia e uma técnica de marketing digital antiga. Após estas afirmações, decidimos escrever sobre o tema e perceber até que ponto tudo isto será verdade. Dito isto, iremos ao longo do artigo explicar de que se trata esta estratégia digital e um pouco da nossa experiência com um exemplo de um caso real.

Primeiramente é necessário perceber de o que se trata quando falamos em email marketing. Esta é uma técnica de marketing digital pioneira, que consiste na 'comunicação directa' com os seus clientes ou leads gerados através de diferentes estratégias de marketing. Segundo um estudo realizado pela Pew Research, 92% dos adultos utilizam o email, tendo aqui uma janela de oportunidade de negócios grande. Antigamente o email marketing era caracterizado como sendo comunicação evasiva ou comunicação em massa, enviando comunicações não solicitadas - Spam. Hoje em dia, uma empresa que tenha uma boa estratégia de marketing digital, isso já não acontece, pois, esta plataforma evoluiu garantindo assim que os profissionais de marketing utilizem o email marketing de forma eficaz e personalizada. A recente atualização da lei de proteção de dados Europeia (GDPR), também em muito contribuiu para esses melhoramentos.

De uma forma mais simples o email marketing é uma forma de contacto direta com o contacto/cliente que permite enviar as mensagens certas para as pessoas certas na altura certa. Apesar de parecer simples, existem regras que são necessárias seguir de forma a que a estratégia seja bem-sucedida.

Muitos ainda desconhecem das potencialidades e vantagens desta estratégia digital.

O seu alcance e previsibilidade são duas grandes vantagens desta técnica. Hoje em dia e como o estudo em cima indica, são poucas as pessoas que não possuem um email. Qualquer aplicação hoje em dia é necessária a introdução de um email para fazer um registo ou simplesmente navegar na internet. Assim sendo, dado ao grande número de pessoas com email, o seu alcance é incrível. Para além do mais, é um meio "previsível" a nível de visualização. Quando postamos conteúdo nas redes sociais, (num cenário ideal) as visualizações obtidas irão ser todos os nossos seguidores diretos, apenas alguns seguidores dos nossos seguidores, irão visualizar o mesmo conteúdo. Isto acontece devido a algoritmos que determinam o que é ou não relevante para cada indivíduo. Já no email se selecionarmos X contactos para contactar, esses mesmos X contactos irão receber o email - não garantido que todos os irão abrir.

Vantagens da newsletter

Outra grande vantagem é o formato desta ferramenta. Outra das vantagens do email marketing consiste na sua flexibilidade de formato. Dado ser uma tela em branco é possível incluir apenas texto, imagens, gifs, vídeos, tudo que achar necessário para comunicar com o seu cliente. Claro que existem certas regras, mas mais para a frente falaremos disso.

O retorno financeiro desta técnica pode ser incrível. É uma ferramenta de marketing no qual o investimento inicial não será elevado - podendo ser gratuito dependo do serviço e número de contactos; podendo assim gerar um bom retorno financeiro. Assim sendo não é necessário investir muito inicialmente para poder gerar leads, tornando assim um meio que apresenta um bom retorno financeiro.

Como pode ver são umas quantas vantagens que o email marketing pode oferecer ao seu negócio.

Quando alguém dá permissão para uma empresa enviar emails diretamente para a sua caixa de entrada, o utilizador está automaticamente a dizer que confia nessa empresa e que está receptivo aos produtos ou atividades que a mesma tem para oferecer. Esta é uma forma de proximidade entre o cliente e empresa, que favorece todas as partes envolvidas.

De notar que, apesar do utilizador dar permissão, não significa que lhe deva mandar "tudo e mais alguma coisa" para a sua caixa de entrada. É necessário saber segmentar e perceber que conteúdo agrega valor ao seu negócio e seja interessante para o seu contacto. Assim sendo, numa campanha de email marketing é necessário perceber o que se deve enviar.

Newsletter

As newsletters são uma técnica que pode ser aproveitada no email marketing para comunicar junto dos seus clientes. Nas mesmas encontram-se informações relevantes sobre a empresa ou sobre o mundo em que se insere a empresa. A nossa experiência sugere que se deve dedicar um bocado de tempo a dar identidade a sua newsletter. O cliente gosta de se sentir único e especial, assim sendo uma newsletter personalizada é sempre um ponto positivo para chamar a atenção do cliente. Iniciar a newsletter com uma saudação individual pode ser um bom ponto de partida.

Promoção de conteúdos (Blog)

Uma vez que tenha o contacto garantidos, este é um indicador que estes estão interessados na sua empresa e em tudo que envolve a mesma. Assim sendo, se a sua empresa tiver um blog, a atualização do mesmo sobre assuntos relevantes poderão ser algo a divulgar junto dos mesmos. Esta é uma maneira de se manter próximo do cliente de forma relevante.

Automação

Com a evolução da internet a automação de marketing tornou a experiência de comunicação mais simples. Hoje em dia é possível programar emails, significando assim que pode programar para funcionar de forma automática, não se preocupando com o envio de emails mas sim na sua estratégia digital.

Automação de emails

Campanha recente

Na nossa mais recente experiência realizamos uma campanha de email marketing em uma empresa de aventura e lazer situada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Esta campanha teve uma duração de duas semanas e um orçamento inferior a 100 euros. A campanha focou-se numa audiência definida a sensivelmente 50km do local em questão. A promoção consistia na subscrição da newsletter por parte do utilizador, ficando este assim habilitado a ganhar um dia totalmente grátis a realizar todas as atividades que a empresa tem para oferecer. Esta campanha foi divulgada nas redes sociais (Instagram e Facebook) estando as mesmas devidamente alinhadas, num anúncio em formato de vídeo (59sec) com CTA para o website no final.

Rapidamente os emails “começaram a cair” e no fim desses 15 dias tínhamos perto de 600 emails — nenhum duplicado e todos válidos; a um custo inferir a custo inferior a 17cêntimos por email. Este indicador, diz-nos que mais de 550 pessoas estavam interessadas na empresa ou nas suas atividades, permitindo-nos assim guardar os seus contactos para comunicar mais tarde. No final da campanha, o grande vencedor, neste caso vencedora, foi sorteado através do site Random.org e anunciado via Live nas redes sociais. Os restantes participantes receberam mais tarde no seu email uma newsletter personalizada a agradecer a sua participação e interesse, juntamente com um desconto de 20% em todas as atividades, só teriam de apresentar o email junto da empresa.

Aquando da edição deste artigo, o número de marcações que tiveram como origem a newsletter, já superou em muito o investimento da campanha. Aqui encontra-se o que achamos ser um bom exemplo do bom uso da gestão de redes sociais em conjugação com email marketing.

Podemos assim concluir pela nossa experiência que o email marketing não está ultrapassado e de facto funciona. Apesar de puder ser considerada uma técnica de marketing digital primordial, esta aliada a uma boa estratégia de gestão de redes sociais pode ser uma fórmula vencedora.