May 20th 2020

Do escritório para o Coliseu de Lisboa - A ascensão meteórica dos lives do Bruno Nogueira no Instagram

Instagram
20 May


“Como é que o bicho mexe” de Bruno Nogueira, é sem dúvida, algo a destacar nesta quarentena.

Bruno Nogueira iniciou as suas livestreams no começo desta quarentena, com o intuito de o ajudar a desabafar e passar este período de confinamento. No entanto, este estava longe de imaginar o sucesso e o impacto que estas Livestreams viriam a ter num futuro próximo. De segunda a sexta, por volta das 23h, Bruno, acompanhado pelo seu habitual copo de vinho, reunia os seus amigos e desabafavam sobre como estavam a passar a quarentena e temas que surgiam de forma aleatória. Dado à falta de guião e aos temas aleatórios, rapidamente o online se espalhou para o offline e as pessoas começaram a ter curiosidade sobre as mesmas e a acompanhar os seus diretos. Com uma média diária de 50 mil seguidores, este número triplicou na despedida deste “programa”. Chegou a atingir mais de 170 mil seguidores, um número recorde para uma live em Portugal.

IG Followers

Foram várias as personalidades da sociedade portuguesa que participaram no live e marcaram o direto de uma certa forma, sendo estas das mais variadas localizações geográficas.

Com o passar do tempo, o número de espetadores foi aumentando de uma forma gradual e o direto foi chegando cada vez mais longe, chegando mesmo ao Polo Norte. Cal Lockwood da rádio Artic Outpost. Uma rádio simples, que transmite Blues e Jazz, recebeu elogios por parte de Nuno Markl durante a live. Aquando desses elogios, encontravam-se mais de 60 mil pessoas a ver o direto. Rapidamente os portugueses se apressaram a procurar o Instagram da rádio, que contava apenas com 3 seguidores, e em menos de 30 min se tornou num Instagram de 60 mil seguidores. No seguinte dia, a rádio fez um comunicado a agradecer a todos os Portugueses e que estava incrédulo com o que se tinha passado. Inicialmente, a Rádio não aguentou com tantas pessoas a assistirem à transmissão, ficando em baixo durante uns momentos. Apercebendo-se da causa, Cal Lockwood, proprietário da rádio, rapidamente se apressou a passar música Portuguesa como forma de agradecimento.

Este foi um momento icônico da passagem deste direto. Entre este momento, existiram muitos outros marcantes:

Vhils com o famoso momento de 25 de abril. Celebrado ao som de Grândola Vila morena, Vhils surpreendeu todos os espectadores com uma obra de arte em direto, esculpindo rosto de Zeca Afonso. Um momento sentimental onde Bruno Nogueira não conseguiu conter as lágrimas.

A aparição da famosa e conceituada atriz portuguesa, Eunice Muños, de 91 anos. Entrou no direto e esteve à conversa com Bruno. O humorista ficou incrédulo, dado o vocabulário e os temas debatidos na live. Pediu desculpa a Eunice, mas a mesma disse que era muito divertido.

Maria João Pires, a famosa pianista, deu aos seguidores do “bicho” um pouco da sua arte, tornando tudo em um momento emocionante. Este foi apenas um dos muitos momentos musicais do direto. Dillaz, protagonista do famoso genérico de “Como é que o bicho mexe” também ofereceu uma pequena performance. António Zambujo, Ana Moura, Dino D´Santigo são nomes que passaram também pela live e alegraram os seguidores com uma pequena atuação. Salvador Sobral, o vencedor do Festival da Canção esteve presente nos direitos e mostrou o porquê de ser uma figura controversa em Portugal. Sendo ele próprio, Salvador falou abertamente de derivados temas e no fim, ainda presenteou todos os ouvintes com uma atuação do mesmo.

Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo, esteve presente na live. Uma passagem rápida, “para dar apoio” ao trabalho que Nogueira tem feito ao fazer companhia aos Portugueses nesta situação complicada. A cara de Nogueira espantado foi preciosa, pois nem ele acreditava no que estava a ver. A nível desportivo, o Português não foi o único representante. Nelson Évora era uma presença quase constante nas lives, e jogadores como Rui Patrício, Bernardo Silva e Bruno Fernandes foram algumas das personalidades desportivas a aparecer no direto.

O programa teve tanto sucesso que chegou a aparecer em direto na RTP, no Programa de Filomena Cautela “5 para a meia noite”. João Manzarra, desafiado por Bruno, (Mais um dos desafios propostos ao actor), teve de utilizar a Palavra “Sémen” em direto na Sic Notícias, tendo sido um tema falado nos dias seguintes.

Não se pode esquecer também o lado humano e solidário destes diretos. Como o próprio disse, não queria lucrar com nada do que estava a ser feito, apenas queria oferecer entretenimento e companhia as pessoas. No entanto, o mesmo percebeu que, apesar de não querer fazer dinheiro com as suas lives, poderia ajudar pessoas que necessitavam. Começou então por colocar o IBAN de algumas instituições que o mesmo ia escolhendo consoante os dias, chegando a angariar milhares para cada instituição. Um contributo solidário por parte dos portugueses como forma de contribuição da companhia que o actor fazia.

São de salientar tantos momentos que é difícil escolher um em especial. No entanto, acreditamos que o momento mais especial tenha sido a despedida da live. Aconteceu dia 15 de Maio. Em conversa com Nuno Markl, os mesmos estavam á pensar em algo para a despedida. No meio de tantas ideias, surgiu uma, a de antecipar o Natal e colocar as luzes de nas janelas por todo o País. Os dois iriam andar por Lisboa a perceber quem acompanhava o programa. E assim aconteceu. O Natal chegou mais cedo, foi a mensagem que todos os participantes divulgaram nas redes sociais. Uma mensagem incógnita para quem não via o programa, despertando assim o interesse de quem não acompanhava.

Christmas Lights

Chegou então o grande dia, a última Live. Iniciou-se com a famosa introdução de Dillaz ao vivo, e rapidamente Bruno e Markl se fizeram por Lisboa para ver o resultado. O mesmo foi surpreendente. Como Bruno referiu “Que insanidade é esta?”

Mais de 170 mil espectadores, ruas cheias de carros a buzinar e a acompanharem o percurso dos dois, pessoas à janela e na rua para poderem agradecer a companhia que Bruno lhes tinha feito. Os mesmos estavam incrédulos e sensibilizados.

A própria polícia descaracterizada e o INEM aderiram à brincadeira e ligaram as sirenes quando os mesmos passaram, como forma de agradecimento e demonstração que assistiam o programa. Entre luzes de natal, cartazes gigantes, entre outros acontecimentos, este passeio acabou no Coliseu dos recreios. Ao chegar lá, o artista teve uma surpresa. A maior parte do elenco que participou neste programa, estava presente à espera de Bruno. Já lá, aconteceu uma atuação de Salvador Sobral. Logo a seguir, e como habitual, Felipe Melo, Pipão, como Bruno o chama, deu um pouco da sua arte habitual, tocando um pouco para a habitual despedida. No entanto, esta despedida foi diferente. Bruno Nogueira decidiu cantar, enquanto Filipe Melo, “Pianista residente” acompanhava nos teclados. Chegou assim ao fim, (apesar de voltar futuramente dado á promessa que fez à filha) esta primeira parte da história, com a célebre frase “Vai correr tudo bem”.

Todo este percurso foi documentado por uma equipa de gravações, quem sabe para recordação futura ou para algum projeto que o mesmo tenha em mente.

Foram milhares de pessoas que passaram pelo direto de “Como é que o bicho mexe”. Uma fase em que o Instagram (que tantas críticas teve por parte de Bruno e Nuno Markl) estava a passar por atualizações face à crescente utilização da ferramenta. Foi notória a evolução da ferramenta face aos comportamentos dos mesmos. Antigamente, de hora a hora os diretos iam abaixo, coisa que deixou de acontecer. Bloqueava ao realizar chamadas dado ao número de pessoas elevado, coisa que deixou de acontecer. Foi adicionado a opção “Donativos” como forma de angariar donativos para instituições a escolha. Inicialmente, Bruno, comentava o IBAN e marcava o comentário. Acto que tinha de repetir quando a live ia abaixo. Ficava sem som ao iniciar os diretos. Os famosos momentos “Som sim? Som não?” foram recorrentes e deixaram de acontecer ao longo do tempo.

Para quem não teve oportunidade de ver a última live, o humorista disponibilizou no seu Instagram @Corpodormente e já conta com mais de 1 milhão de visualizações.

Foram várias atualizações que fizeram diferença. Como referimos no nosso anterior artigo sobre LiveStreams, as mesmas são uma ferramenta que está em voga e irá ser tendência para os próximos anos. Esta demonstra uma forma de proximidade junto do seu público que mais nenhuma ferramenta consegue. Através de uma LiveStream, Bruno Nogueira juntou mais de 170 mil pessoas, fez sorrir os Portugueses numa fase complicada. Se havia pessoas que não se identificavam com o trabalho do artista, esta foi uma oportunidade para dar uma segunda chance. O mesmo tinha vindo de um Coliseu esgotado, certamente depois disto, serão precisos mais coliseus.